As ferramentas pneumáticas funcionam à base de ar comprimido, produzido por compressores de ar. Este ar comprimido é submetido a uma forte pressão, que gera energia para a ferramenta.
Seu uso é essencial em questões de produtividade e economia de energia, além de que, são ferramentas mais resistentes dependendo da funcionalidade para a qual elas servirem. Os equipamentos pneumáticos possuem mais segurança, pois contam com várias pressões moderadas, adequando o seu trabalho conforme for à necessidade! Porém, é claro, sempre seguindo as instruções que acompanham o produto.
Existem diversas ferramentas pneumáticas, para os mais variados usos, sendo alguns deles:
Pistolas de Ar: Usadas para o jateamento de sujeira, poeira e gordura de superfícies.
Pistolas de pregos: Pregam os pregos com mais rapidez e eficiência.
Grampeador de ar: Existem grampos maiores para ripas nesta função, além de tornar o ato de grampear bem mais eficaz.
Lixadeiras de ar: São muito usadas para lixar e fazer acabamentos em automóveis. São utilizadas para a remoção de ferrugem e de tinta.
Pistolas de pintura: As pistolas pneumáticas agilizam a aplicação da tinta, tornando o trabalho menos desgastante.
Pistola de Calafetagem: Usadas para aplicar produtos (ex: impermeabilizantes) entre frestas e buracos.
Utilização do compressor de ar
Ao utilizar as ferramentas pneumáticas com o compressor de ar, deve se ter consciência de alguns pontos.
Utilize sempre a mangueira e os acessórios corretos. Deve-se assoprar a mangueira antes de conectá-la ao compressor, sempre tomando cuidado ao fazer qualquer tipo de ligação entre as ferramentas e o compressor.
Deve-se prestar atenção à extensão utilizada também, pois, sua má utilização pode resultar em uma redução de força que levará a uma eficiência menor no uso da ferramenta. Seu óleo deve ser trocado a cada seis meses para preservar o bom funcionamento da mesma.
|